Reeducação Alimentar – Como começar?

Olá Galera!!!! Esse post vai especialmente para as meninas do grupo do facebook o Reeducação Alimentar entre amigas – Simplesmente Danny (Quem quiser participar basta clicar no link), algumas me perguntarão o que fazer? Por onde começar? Onde esta o cardápio que eu tenho que seguir?
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A reeducação alimentar (chamado por muitos de apenas R.A) nada mais é do que uma mudança nos seus hábitos alimentares, não é uma simples dieta, onde você segue um cardápio diariamente, nem dietas malucas (dieta da sopa, da luz, detox) e sim uma maneira de você reaprender a comer, em poucas quantidades, na hora certa, os alimentos certos, entre muitas outras dicas que não temos o costume de fazer no nosso cotidiano.

Começando a Reeducação Alimentar

Para começar a reeducação alimentar temos que mudar primeiramente nossa cabeça, pois acabamos achando que para emagrecer tem que parar de comer tudo que você gosta e passar a viver de folhas temos que aprender não viver pra comer, mas sim comer pra viver.

Sempre o ideal para começar uma R.A é procurando um bom profissional na área para te orientar de acordo com as suas necessidades, no início não é fácil, você vai sentir fome, você vai querer desistir, mais o importante é que não desista, persista que você consegue. Tropeçar no início é normal, mas você levante a poeira e comece de onde parou, não desista.

 

Aqui nesse link (Minha Dieta) tem um exemplo da dieta inicial que a nutricionista me indicou. Lembrando mais uma vez que é um exemplo pois não posso passar nenhuma dieta a ninguém..kkkkkk pois cada um tem sua necessidade, e claro atividade física é um ponto super importante que deve ser realizada pelo menos 3x por semana.

Consuma:
-Frutas ( as mais variadas possíveis)
-Legumes ( eu sempre escolho os menos calóricos)
-Verduras
-Chá verde
-Linhaça e Chia
-Sempre olhe o valor nutricional dos alimentos
-Procure se informar sobre as calorias que esta ingerindo

#ficaadica

O planejamento alimentar é importante e necessário:

Estabeleça um dia da semana para fazer suas compras. Faça uma lista de alimentos magros, adequados ao seu processo de emagrecimento. Organize seu armário, não armazenando alimentos que nos fazem perder o controle ou que aumentem a nossa quantidade de calorias diárias sem necessidade. O segredo pra mim foi parar de comprar, pois se tiver em casa vai acabar comendo isso é fato.

Não pule refeições

Para não burlar a dieta é preciso fazer de cinco a seis refeições por dia. Procure alimentar-se de três em três horas e não pule as refeições, o que fará você sentir mais fome e comer ainda mais em sequência. O café da manhã, almoço e jantar devem ser completos e nutricionalmente equilibrados, sem radicalismos. Entre eles inclua uma fruta, barrinha de cereais ou água de coco como lanche.

Faça trocas inteligentes 

Dê preferência para a versão integral de alimentos como pães, massas e biscoitos. Isso não significa que o valor calórico será menor, mas os grãos integrais possuem alto teor de vitaminas e fibras, que auxiliam no controle da glicemia, colesterol e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo.
Evite queijos calóricos, como provolone, parmesão, gorgonzola, prato ou mussarela. Troque estas opções gordurosas por ricota, minas frescal light ou cottage.
Embutidos como o peito de peru ou peito de Chester são carnes com menor valor calórico, mas contêm teor de sódio relevante, portanto, você pode comer, mas não deve exagerar. No almoço e no jantar, opte por carnes magras e grelhadas, como peito de frango, filé de peixe ou cortes de carne bovina ou suína.


Pratique exercícios físicos regularmente

Investir na alimentação e exercícios físicos significa menos peso, menos estresse e mais disposição para garantir o corpo e saúde em dia, alcançando as metas e objetivos propostos no início do processo de reeducação alimentar. De início, procure fazer 30 minutos de caminhada para sair do sedentarismo. Se optar por frequentar uma academia, procure orientação profissional para encontrar os exercícios mais adequados ao seu preparo físico. Se você já treinou, mas estava parado, não tente recuperar o tempo perdido em alguns dias. Comece devagar e vá acrescentando dificuldades à rotina de exercícios.

Dicas importantes que podem fazer a diferença em uma reeducação alimentar:

  • Beber água sempre mesmo que não tenha sede, procure não pular este processo a água além de hidratar sacia a fome;
  • Gosta dos lanches que são vendidos em posto de gasolina, no McDonalds e afins, esse pode ser o limite entre o sucesso e o fracasso de uma reeducação alimentar;
  • Evite consumir refrigerante (se possível elimine de vez) mesmos os light e os sucos industrializados o famoso suco de caixinha (eles são tão prejudiciais quando o refri por causa do sódio), de preferência a sucos naturais eles vão te deixar com a sensação de barriga cheia por mais tempo;
  • Frituras e gorduras devem ser evitados ao Máximo, mesmo que em pequenas porções elas sempre fazem mal;
Reeducação alimentar é aprender a comer de tudo, sem exageros e de forma equilibrada. Não existe uma receita básica para esta reeducação. Cada um terá um perfil pessoal. – See more at: http://www.bambuchuveroso.com.br/reeducacao-alimentar/#sthash.UyFSt8I8.dpuf
Reeducação alimentar é aprender a comer de tudo, sem exageros e de forma equilibrada. Não existe uma receita básica para esta reeducação. Cada um terá um perfil pessoal. – See more at: http://www.bambuchuveroso.com.br/reeducacao-alimentar/#sthash.UyFSt8I8.dpufG
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4 comentários sobre “Reeducação Alimentar – Como começar?

  1. Preciso de uma RA urgentemente…estou chegando nos 3.0 e ainda não como verduras e legumes, e nem como tanta fruta como deveria, daqui a pouco vou começar a sentir o peso da idade..rsrss

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