Conheça o Bosu

Oi galera!!! Tem um tempo que eu não posto nada falando sobre algum exercício né? Então alguém conhece o Bosu?

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Não muito conhecido, o BOSU da sigla “Both Sides Up” (ambos os lados para cima) é uma prática esportiva que possibilita o desenvolvimento das várias modalidades do fitness como as aeróbicas, musculares, alongamento e até o equilíbrio, com muita diversão. Trata-se de uma semi-esfera de plástico inflável, parecido com uma bola cortada ao meio com 63 centímetros de diâmetro, que pesa aproximadamente 8 kg e suporta até 1000Kg. (Caraca eu não imaginava que suportava tanto). Este equipamento pode ser utilizado de duas formas: com a base apoiada no chão ou virada para cima (sendo esta posição de maior dificuldade).

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Inventado nos Estados Unidos em 1999, ele possibilita que se façam inúmeros movimentos, como pular, correr, saltar, caminhar, fazer abdominais ou até movimentos de força e flexibilidade. As posições trabalham com o alinhamento do eixo de gravidade. Promove o equilíbrio corporal, a consciência e ainda contribui na melhora da coordenação motora, aumenta a eficiência neuromuscular de músculos neutralizadores e estabilizadores.

A sua ação é tão grande que atletas profissionais como competidores de ski e Snowboard utilizam para melhorar seu desempenho. Por ser um equipamento muito seguro permite que qualquer pessoa, independente do nível de atividade física, consiga resultados efetivos no treino de equilíbrio. É também um equipamento que desafia os mais experientes, o que possibilita a sua evolução.

Os principais benefícios do treinamento com o Bosu são:

  • integra corpo e mente exigindo concentração;
  • desenvolve a visão para uma melhor consciência, alinhamento e posicionamento corporal e para movimentos mais seguros;
  • desenvolve e mantém o controle muscular, aumenta a eficiência do movimento;
  • melhora a coordenação, equilíbrio e função neuromuscular, desde a reabilitação até a melhora funcional esportiva;
  • melhora a postura, auxilia na performance do movimento, eficiência e segurança.

 

Há quem afirme que 10 abdominais feitas no Bosu correspondem a 42 abdominais sem o equipamento. Eu acredito nisso, se comparando a essas fotos minhas fazer essa prancha super simples na segunda-feira você sente dor o resto da semana. (Sem dor sem glória). Se você está à procura de um trabalho de reabilitação, alongamento, coordenação ou um treino de resistência, o Bosu tem como finalidade atender a todas as necessidades individuais de cada pessoa em qualquer aula ou situação. Aos poucos vou postando mais exercícios para ser realizado com o bosu.

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E então galera vocês já conheciam? Já tiveram a oportunidade de testar?

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2 comentários sobre “Conheça o Bosu

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