Você Treina, faz dieta e a balança não muda?

Galera hoje vamos falar sobre uma coisa que algumas meninas comentaram no grupo, porque elas estão fazendo tudo direitinho na dieta e nos treinos e a balança não altera uma grama. Então fui pesquisar sobre o assunto.

A primeira pergunta a fazer é:  “você realmente esta fazendo certinho?“. As falamos que estamos fazendo certo mais não estamos prestando atenção aos detalhes, beliscar entre as refeições, ou comendo mais que estamos gastando, não dormindo o suficiente.. entre outros. Se você não esta fazendo nada disso, então você esta substituindo a gordura por massa magra, que pesa a mesma coisa porém ocupa menos espaço.

Comparação entre Gordura x Massa Magra
Comparação entre Gordura x Massa Magra

Bem-vinda massa magra!

As pessoas comentam que você emagreceu, você se enxerga mais fino no espelho, as roupas estão cada vez mais largas, mas o seu peso permanece igual ou está subindo. Se isso está acontecendo com você, não se preocupe! A resposta do seu corpo aos exercícios não poderia ser melhor e provavelmente o seu peso não abaixa porque você está ganhando massa corporal magra.

Tenha sempre em mente que os ponteiros da balança podem subir ainda que você mantenha um plano alimentar equilibrado, composto por proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais e que aliado a isso você treine sistematicamente, investindo em exercícios aeróbicos e de musculação. Lembre-se de que o peso a mais, nesse caso, normalmente é sinônimo de beleza e saúde.

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Por que perco medidas e ganho peso?

A resposta é mais simples do que você pensa: a massa muscular  pesa exatamente igual à gordura, porém ela é mais compacta. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda. Justifica-se aí a redução de medidas e a manutenção ou ganho de peso. Faça o teste em um açougue ao pedir 1 kg de músculo e 1 kg de gordura, depois disso compare o volume de ambas as peças. É visualmente surpreendente!

Para quem realiza atividades físicas, especialmente com foco na hipertrofia, o ideal é não se prender aos resultados apresentados na balança, pois ao final de um treino ou no decorrer dos ciclos, é mais do que normal que o peso suba. Para quem visa o emagrecimento, é melhor trocar a balança pela fita métrica e pelo adipômetro, pois perder medidas é mais significativo esteticamente e reduzir o percentual de gordura é o mais indicado em termos de saúde. O peso ideal será consequência! Vale lembrar que o treino ou dieta devem estar adequados aos seus objetivos.

E quando a alimentação é um fator impeditivo para a perda de peso?

Não adianta treinar diariamente e ingerir mais calorias do que você gasta. O resultado será inevitavelmente o aumento de peso! Para emagrecer de forma saudável é preciso unir a prática de exercícios físicos com uma alimentação composta por carboidratos, gorduras e proteínas nas proporções adequadas. É indispensável considerar também o volume e a intensidade das atividades diárias, equilibrando sempre o que se consome com o que se gasta de calorias. Um controle rigoroso de consumo x gasto calórico pode auxiliar na perda de peso, caso esse seja seu objetivo.

De olho na taxa metabólica

Muitas vezes o metabolismo leva a culpa pela lentidão na perda de peso. Essa culpa não é infundada, pois de fato os metabolismos funcionam de forma diferente, já que existem pessoas que queimam calorias mais rápido do que outras. Aproximadamente 80% da taxa metabólica é determinada por fatores genéticos e os 20% restantes dependem diretamente do tecido muscular, alimentação, frequência (intervalo) das refeições, atividade física, ingestão de líquidos, idade, sexo e temperatura ambiente.

Para acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso, é fundamental que você fracione as refeições, coma devagar, reduza a ingestão de alimentos gordurosos, refinados e ricos em açúcares. Além disso, aumente o consumo de grãos integrais, verduras, legumes e frutas, beba muita água e, claro, pratique exercícios regularmente. De acordo com especialistas, a taxa metabólica chega a aumentar até 25% durante as 15 horas que seguem a prática de atividades aeróbicas intensas.

E aí? Descobriu por que seu peso continua intacto? Feliz por saber que você pode não estar fazendo nada errado durante o treino? Triste por perceber que o erro está no seu cardápio? Somente uma avaliação física e nutricional poderá te dar um parecer concreto, mas desde já, seja qual for o seu caso, conte conosco na conquista de suas metas. Bons treinos!

Fonte: ciaatletica
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4 comentários sobre “Você Treina, faz dieta e a balança não muda?

  1. Oi Danny!
    Estou feliz com meu peso…depois que comecei um acompanhamento nutricional o ponteiro da balança começou a descer.
    Sinto que tenho mais pique para os exercícios e aos poucos estou chegando no meu objetivo.
    Na última consulta ganhei quase 1 kg de massa magra e eliminei 2 kg de gordura.
    Beijos!

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    1. Elisa eu ando parada na balança, não desce, mais a ultima avaliação eu ganhei exatamente 1kg de massa magra e diminui 1% no percentual de gordura, fora as medidas perdidas…
      E mais uma vez parabéns pelos resultados…

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