Desafio Divas: Dicas de Alimentação

Olá galera, hoje se inicia o desafio Divas IV e tem algumas meninas perdidas sobre o que comer, todos sabem que eu não sou nutricionista já mencionei várias vezes e não posso montar um cardápio a ser seguido por todas pois cada um temos uma necessidade especifica, então vou listar aqui abaixo algumas dicas, que são na verdade sugestões de consumo para dar aquele ponta pé inicial até você conseguir consultar com uma nutricionista e montar o seu cardápio.

desafio divas dicas

Café da Manhã: Uma das principais refeições, e também uma das mais “puladas”, é o café da manhã. Ele é muito importante para uma dieta equilibrada, pois, além de ajudar a regular a fome no decorrer do dia, fornece os nutrientes necessários para recuperar o corpo após o período de jejum ao qual nos submetemos enquanto dormimos. Não tomar o café da manhã faz com que o organismo use massa muscular como fonte de energia, reservando os nutrientes em forma de gordura, o que favorece o ganho de peso.

Uma boa dica para esta refeição matinal é consumir porções de leite ou derivados, pães ou cereais integrais e frutas. Então você pode optar por cuscuz, tapioca, um pão integral, sucos naturais, leite desnatado, café com adoçante ou açúcar demerara, um mingau de aveia também é bem vindo, frutas com chia ou linhaça, sucos detox, iogurte com chia etc….

Lanche da Manhã: Ficar muito tempo em jejum continua sendo um erro bastante comum na alimentação. Comer de 3 em 3 horas é essencial para manter o metabolismo funcionando e diminuir a sensação de fome até a próxima refeição, porém este lanchinho precisar ser saudável e nutritivo. Caso contrário você pode acabar comendo mais do que nas refeições principais, e provocar um efeito não desejado. Você pode obter por uma fruta, gelatina, iogurte etc.

Almoço: O almoço é a segunda refeição principal do dia e não deve ser omitido. Ele irá fornecer energia para que possa seguir o dia desenvolvendo as atividades adequadamente. Muitas pessoas relatam que, à noite, sentem muita fome e cometem excessos nesse período. Normalmente, isso acontece quando o almoço foi deixado de lado.

Saber escolher os alimentos corretamente no almoço irá estimular a saciedade e, de quebra, fornecer poucas calorias, tornando a refeição adequada nutricionalmente e controlando o peso. Quanto mais simples as preparações, mais adequada será a refeição. Assim, optar pelos legumes cozidos, em vez de gratinados ou fritos, irá reduzir a quantidade de gorduras. Carnes grelhadas são menos calóricas do que as fritas, empanadas ou à parmeggiana. Arroz e feijão é a dupla nacional perfeita! Verduras temperadas com azeite, limão ou vinagrete estimulam o paladar. Para fechar a refeição com chave de ouro, a escolha perfeita é uma fruta da estação.

Exemplo de almoço:

  • Salada crua a vontade; arroz integral cozido (ou arroz normal com brócolis, cenoura, linhaça) – 1 colher de servir; feijão cozido – 1 concha; carne grelhada, ou ovo, ou frango; cenoura refogada – 2 colheres de sopa….

Lanche da Tarde: para esse pode-se usar o mesmo exemplo do lanche da manhã, mas também pode acrescentar um ovo mexido, pães integrais, torradas… prestando atenção sempre as quantidades.

Jantar: O jantar é a refeição que irá fechar a alimentação do dia com chave de ouro. Ele irá fornecer os nutrientes que faltam para que eles sejam fornecidos na quantidade adequada. Dessa maneira, como todas as refeições do dia, o jantar não deve ser omitido. Essa refeição irá preparar o corpo para o período de sono. Por isso, o jantar deve fornecer energia e um volume alimentar adequado, evitando sobrecarregar o organismo e permitindo um sono tranqüilo.

Muitos mitos cercam o que comer no jantar. Mas o mito campeão é a afirmação de que não se deve comer carboidratos à noite. É importante lembrar que frutas e legumes são bons alimentos para essa refeição e eles têm como maior quantidade de nutrientes os carboidratos. Nas refeições principais, incluindo o jantar, nenhum nutriente deve ser priorizado. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Além disso, não é o carboidrato no jantar que fará com que haja o ganho de peso. O aumento de peso é decorrência de um excesso de calorias obtidas durante o dia, e não por causa do carboidrato consumido no período noturno.

Exemplo de Jantar:

  • Salada crua – á vontade; carne ou frango grelhado – 1 bife pequeno; purê de batatas – 2 colheres de sopa;
  • Sopa de legumes com carne magra;
  • omelete com tomate e orégano com salada crua a vontade;
  • crepioca ou tapioca com uma proteína magra e salada… etc…

Outras Dicas:

  1. consuma no mínimo 2 litros de água por dia, pois esta melhora a eliminação de toxinas e a circulação auxiliando no processo de emagrecimento;
  2. Não exagere no consumo de frutas e sucos. Eles também são calorias, mesmo quando feitos com adoçante;
  3. Quando almoçar em Self-services, observe as opções disponíveis, antes de montar o prato. Isso evita que você chegue ao final do balcão com vontade de trocar ou de acrescentar;
  4. Utilize o minimo de óleo possível no preparo dos alimentos.

Lembrando:

O que não pode durante o desafio:
– Não tomar álcool
– Não comer doces (apenas nas versões light)
– Não comer frituras
– Não tomar refrigerante

Uma alimentação equilibrada e saudável é muito importante para uma melhor qualidade de vida, porém deve ser associada a prática de atividades físicas regulares, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.

MAS UMA VEZ LEMBRANDO CONSULTE SEMPRE UM PROFISSIONAL PARA MONTAR SEU CARDÁPIO DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES..

Anúncios

2 comentários sobre “Desafio Divas: Dicas de Alimentação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s