Febre nos músculos, você já passou por isso?

Oi pessoal!!! Essa semana me aconteceu, até comentei com algumas meninas do grupo, que após um treino bem intenso na academia (funcional maluco da Daiane Cabral) ao chegar em casa, não consegui dormir sentia como se estivesse com uma febre nos músculos das coxas, que pegaram fogo literalmente. Então corri para o Dr. Google para tentar entender o que houve…

chikungunya-symptoms-e1440777715966-210x210

Após muitas pesquisas e poucas informações percebi que muita gente ainda tem dúvida sobre o que realmente acontece com nosso corpo logo depois de uma atividade física muito intensa.

A Revista Contra Relógio , entre outros sites, diz que quando praticamos alguma atividade física de moderada intensidade, nosso corpo produz uma grande quantidade de calor, fruto do trabalho muscular, que deve ser dissipada para mantermos nossa temperatura corporal dentro de limites fisiologicamente seguros.

Uma das maneiras que o corpo humano lança mão para seu resfriamento é a produção de suor e sua evaporação da superfície da pele. Quando isso ocorre, as gotículas de suor evaporadas carregam com elas uma quantidade de calor, e dessa forma produzem o resfriamento desejado.

Enquanto este mecanismo está acontecendo, nossa temperatura corporal sobe um pouco e, portanto, sentimos essa sensação de febre. O problema reside quando não permitimos que nosso corpo lance mão dos mecanismos de regulação térmica necessários para o equilíbrio da temperatura, o que pode trazer conseqüências desastrosas para o praticante de exercício físico.

Dessa forma, esteja atento à reposição hídrica adequada, uso de roupas confortáveis, local de treino e temperatura/umidade ambiente durante seus treinos e provas. Então talvez explicaria o porque de eu ter sentido como se estivesse com febre, pelo fato de esta muito quente, e a umidade do ar estava muito baixa.

download-210x177

Então me veio a pergunta na mente durante essa sensação de calor ou febre no  corpo continuamos queimando calorias??

Depois de terminar uma longa e cansativa sessão na academia, é possível sentir que o corpo ainda está quente, apesar de já ter parado de transpirar. Alguns pesquisadores de atividades físicas costumam dizer que essa sensação é como um bônus do exercício. Ou seja, que é possível queimar calorias não só enquanto se exercita, mas também por horas depois de parar, até mesmo pelo resto do dia. (seria perfeito? Não?O exercício, segundo eles, tem um efeito significativo sobre a perda de peso graças ao consumo de oxigênio em excesso pós-atividade.

Do outro lado da discussão, porém, há os que defendem que a teoria não passa de um mito. O argumento é que o ritmo metabólico volta ao normal logo que o exercício chega ao fim. (é você não continua com a respiração ofegante, ou dependendo do treino com a sensação de que vai morrer por muito tempoDe uma coisa temos certeza: seu metabolismo vai às alturas quando você se exercita.

Glenn Kenny, professor da Escola de Cinética Humana e Ciências da Saúde da Universidade de Ottawa, após anos pesquisando. Ele construiu uma máquina de 1 milhão de dólares que pode medir alterações minuto a minuto na perda de calor corporal. Ela se parece com uma lata gigante. O indivíduo se senta em seu interior e pedala numa bicicleta reclinada. O dispositivo pode detectar a quantidade de calor dissipada pelo corpo do indivíduo a cada momento do exercício, e a cada momento do descanso pós-exercício, sob diferentes condições – temperatura do ar maior ou menor, mais ou menos umidade.

Kenny descobriu a razão para o estado febril que aparece quando a temperatura básica do corpo está elevada: isso não ocorre porque você continua queimando calorias no mesmo ritmo do exercício, mas porque o corpo tem dificuldade em se livrar do calor adicional que foi gerado durante a sessão. A dissipação de calor é acentuadamente reduzida após o exercício: por algum motivo, o corpo simplesmente não consegue eliminar o calor extra que ganhou.

Galera essas informações são todas fruto de pesquisas na internet, então se você tem alguma outra informação para complementar, fique a vontade em comentar aqui no blog… Afinal conhecimento move o mundo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s