Dor Muscular após o treino? Famoso sem dor sem glória?

A famosa dor muscular ( acho que daí que surgiu o tal do sem dor sem gloria 😂😥) depois do treino é causa de amor e ódio por quem faz qualquer tipo de atividade física.

Por um lado, é recompensador sentir que o músculo treinado no dia anterior está doendo porque foi devidamente bombardeado. Por outro, você vai ficar dolorido por dias ao ponto de atrapalhar o seu cotidiano.

De qualquer forma, dor muscular depois do treino é algo que todos sofrem ou vão sofrer. Isto faz parte do processo da hipertrofia muscular e não há como fugir.

🤔Porque sentimos dor muscular depois do treino?
Dor muscular depois do treino, também conhecida como dor muscular tardia, é uma dor que aparece entre seis a oito horas depois do último treino. A dor atinge o pico entre 24 a 48 horas e começa a diminuir só depois de 72 horas.
Esta dor muscular costuma acontecer quando nosso corpo recebe um estímulo inédito (como um treino com exercícios diferentes), quando aumentamos a intensidade do treino ou quando voltamos a treinar depois de algum tempo parado.

👊E quando não há dor muscular depois do treino ?
Não sentir dor depois do treino também é normal e não necessariamente quer dizer que o treino foi perdido. Com o tempo, o corpo vai se acostumando com os danos aos músculos e com o processo inflamatório, ou seja, nem sempre você vai sentir dor e isto não significa que o treino foi ruim.

Em suma, se você sente dor depois de treinar pesado, ótimo. Se você não sente, ótimo também. O importante é estar treinando corretamente, independente do que você sinta no dia seguinte.

👎Posso usar algum remédio para diminuir a dor ?
Usar relaxantes musculares e/ou anti-inflamatórios para tratar dores musculares depois do treino é a pior ideia que alguém pode ter.

Primeiro, estes medicamentos podem conter substâncias que interferem na recuperação e mascaram sinais que iniciam o reparo e reconstrução da massa muscular.
Segundo, o corpo precisa aprender sozinho a se recuperar e tolerar dor. Usar artifícios para alterar este processo só vai estendê-lo.

Terceiro, alguns medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroidais, tem efeitos colaterais sérios. A nimesulida, por exemplo, causa lesões no fígado e já foi banida em diversos países por conta disso.

No final da história, não vale a pena usar drogas para tratar um sintoma natural do treino e de quebra atrapalhar todo o processo de recuperação.

💪Palavras finais👊
Dores musculares depois do treino são naturais e fazem parte da vida de qualquer praticante de musculação e não são um sinal confiável para julgar a efetividade dos treinos.

Com isto em mente, jamais treine buscando a dor e, em condições normais de treino, também não tente evitá-la para que o corpo se adapte e aprenda a se recuperar por conta própria.

Fonte: http://www.hipertrofia.org/blog/2008/12/17/tudo-sobre-as-dores-musculares-depois-do-treino/

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