Porque é tão gostoso comer doces?

#Repost @ricardosouzadurante

・・・

Você já parou para pensar porque é tão bom comer chocolate, mas a sensação não rolaria da mesma forma se fosse um alface? E mais: porque diabos o açúcar é algo tão viciante? Eis aqui algumas explicações:

.

1. Quando você come alguma coisa, nossas papilas gustativas detectam se aquilo é amargo, doce, azedo ou salgado. É como se as papilas fossem radares, entende? Então, quando você come uma barra de chocolate ao leite (rica em açúcar), essas papilas detectam o doce e dependendo da quantidade e frequência, elas começam a se saturarem, precisando de mais açúcar para sentir o mesmo gosto doce daquela barra.

.

2. Toda vez que você consome doces, é liberado dopamina (neurotransmissor) numa região cerebral chamada Núcleo Accumbens. Essa região é responsável por te deixar eufórica, aumentar sua libido e te dar MUITO PRAZER. Ou seja, açúcar = prazer. Porém quando você consome açúcar em excesso, as células dessa região cerebral ficam saturadas de dopamina (prazer, prazer, prazer) e isso acaba tornando-as menos sensíveis. Tá, e dai? E dai que você precisará mais e mais açúcar pra poder ter a mesma sensação que você sentia ao consumir apenas uma fatia de bolo de chocolate, por exemplo.

.

“Mas eu amo doces, adoro cair de boca no brigadeiro e não consigo viver sem, o que eu faço? Me ajuda!” Calma, jovem. O problema não está em comer doces. O problema está em QUEM está comendo doces! Tudo é questão de equilíbrio, bom senso saca?!

.

Rola de comer algumas colheres de brigadeiro vendo Netflix na sexta à noite? Claro que sim! O que não rola é comer uma panela sozinha e repetir isso ordinariamente, sacou? 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s